As cooperativas de Uberlândia-MG: Sicoob Creditril, Sicoob Triângulo, Sicoob Credicopa, Uniodonto, Unipsico e Calu arrecadaram cerca de 12 toneladas de alimentos e 10 mil máscaras hospitalares durante a Live Solidária Dia de Cooperar Uberlândia realizada no dia 11 de julho. 


Os donativos começaram a ser entregues nesta semana (22/07) e atenderão seis instituições filantrópicas, a Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia – CORU, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e o programa municipal da prefeitura de Uberlândia Melhor em Casa, além de famílias carentes da cidade de Tupaciguara-MG e Prata-MG. A realização da campanha fez parte do projeto da edição deste ano do Dia de Cooperar – Dia C, que devido à pandemia da Covid-19, ganhou um formato diferente das edições anteriores, com a realização da Live, que contou com a apresentação artística da Banda WR & Pedro Viola, que animaram o evento com um repertório sertanejo de qualidade, além da participação de profissionais que compartilharam dicas de saúde, educação financeira, etc.

De acordo com a comissão organizadora, mais de 300 famílias serão beneficiadas com as cestas básicas de alimentos, além de dezenas de profissionais da saúde que terão acesso a máscaras próprias para serem usadas em ambiente hospitalar.

"Como sempre a intercooperação fez diferença na ação do Dia de Cooperar promovida pelas Cooperativas de Uberlândia. Em meio à pandemia, que era uma grande adversidade para realizarmos a Campanha, nós conseguimos superar as expectativas de doações, lançando mão da criatividade na realização da Live Solidária Dia de Cooperar Uberlândia, por meio da qual conseguimos dar visibilidade ao projeto, conquistamos parceiros e abrangemos o número de voluntariados. O resultado não poderia ser melhor: muito mais pessoas atingidas pela ação social que realizamos. Estamos felizes com o resultado e gratos a todos que participaram. Foi um sucesso", avalia o presidente do Sicoob Creditril, Charles Drake Guimarães Gonçalves. 


Dia C


O Dia de Cooperar é uma iniciativa criada em 2009 pelo Sistema Ocemg (Sindicato e Organização das Cooperativas de Minas Gerais) que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e estimular ações voluntárias, o bem ao próximo e a prática da solidariedade e intercooperação. Em 2013, o movimento foi adotado também pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB e a ação passou a ser realizada em todos os estados brasileiros, transformando-se em uma grande corrente solidária.

Oficialmente, o Dia C é sempre celebrado no primeiro sábado de julho (Dia Internacional do Cooperativismo) e reúne milhares de pessoas. Somente no ano passado foram 1.977 mil cooperativas participantes, 1.257 mil municípios envolvidos e 2,6 milhões de pessoas beneficiadas.