O Sistema Financeiro Cooperativo tem atraído cada vez mais pessoas. Atualmente, são mais de 4 milhões de associados. Crescimento que também é sentido pela Creditril, que faz parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob. Mensalmente, a Cooperativa tem um acréscimo significativo no número de associados que, hoje, ultrapassa a marca dos 10 mil, entre pessoas jurídicas, pessoas físicas e cotas-mirins.

Tanto crescimento tem reflexo na necessidade de expansão da Cooperativa que planeja, para os próximos meses, a inauguração de dois pontos de atendimento (PA) em Uberlândia-MG:  a sede própria do PA João Naves de Ávila e o novo PA que será sediado no complexo Pátio do Sabiá – centro comercial que concentrará dezenas de lojas, na Avenida Anselmo Alves do Santos, próximo ao Parque do Sabiá - local que promete grande fluxo de pessoas e atrair muitos sócios e clientes para o Sicoob Creditril.

Segundo a gerente do PA Sicoob Creditril Pátio do Sabiá, Karin Pereira, a captação de associados para o futuro ponto de atendimento da Cooperativa já começou. A família do professor universitário Cláudio de Almeida Fernandes foi a primeira a se associar. Ele e a esposa Maria Tereza abriram suas respectivas contas de pessoas física e jurídica e aproveitaram para adquirir uma cota-mirim para o filho Luiz Miguel de apenas 11 meses.

“Nós optamos por nos associar ao Sicoob Creditril pela seriedade e solidez da Cooperativa e da rede financeira da qual ela faz parte. O Sistema é bem visto em todo o país e nós já conhecemos um pouco sobre o cooperativismo financeiro”, conta Cláudio Fernandes.

O cooperado cita as vantagens financeiras também como um grande atrativo para ser sócio: “As taxas e os custos são menores, não temos tarifa de manutenção de contas, além da humanização do atendimento, algo que hoje não encontramos mais na rede bancária”.

Sobre a associação do filho Luiz Miguel, Cláudio Fernandes acredita que essa é uma oportunidade para que ele tenha uma educação financeira, desde pequeno. “É importante para ele conhecer como funciona as finanças: receitas, despesas e o que é poupar. A vivência traz a prática que leva experiência para toda a vida. Sabemos que, hoje, as finanças são o grande problema da maioria da população”, argumenta.