A Cooperativa de Crédito de Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Ltda. – Sicoob Creditril reuniu, no dia 12 de abril, no espaço de eventos Castelli Master, em Uberlândia-MG, mais de 1.000 associados para a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária.


Cooperados dos municípios de Tupaciguara-MG, Prata-MG e Uberlândia prestigiaram o evento que foi marcado pela apresentação de números positivos que reforçam o crescimento contínuo da instituição no mercado financeiro.
O presidente do Conselho de Administração, Charles Drake Guimarães Gonçalves, acompanhado pelos demais conselheiros: Moacir Inácio da Costa, João Alberto Mendonça, Paulo Euclides Ochiucci, Aristides Sarkis da Silva Rocha, Agripino Gonçalves de Faria e Victor Diniz Ferreira Borges, conduziu os trabalhos da noite. Estavam presentes também os conselheiros fiscais efetivos: Alceste Henrique Guimarães Menezes, Janir Gomes de Souza, Guaraci Machado Filho, e os conselheiros fiscais suplentes: Sebastião Barroso, Floriano Moura Guimarães.


Charles Drake falou sobre mais um ano próspero da Cooperativa e reforçou a preocupação em fazer com que o patrimônio dos associados cresça a cada exercício. “Em 2018, nós continuamos imersos em um cenário econômico instável e de recuperação em nível Brasil, todavia, com o nosso empenho e trabalho, conseguimos fazer com que o Sicoob Creditril crescesse acima da média de mercado. Os resultados foram muito positivos e eles nos indicam que estamos no caminho certo. Com seriedade e profissionalismo nós não sentimos os efeitos da crise econômica”, destacou.


O presidente apresentou os investimentos feitos pela Cooperativa e anunciou a inauguração, em breve, da sede própria do ponto de atendimento - PA da Avenida João Naves, em Uberlândia, e de mais um PA no Pátio Sabiá –centro comercial que será inaugurado ainda neste ano, na avenida Anselmo Alves dos Santos, em Uberlândia-MG. Ao todo serão oito unidades distribuídas nas cidades de Uberlândia, Prata e Tupaciguara, para atender os mais de 10 mil associados.
Em seguida, o superintendente administrativo e de tecnologia, Universo Menezes, apresentou a prestação de contas dos órgãos de administração, o balanço do exercício de 2018 e o demonstrativo das sobras apuradas no exercício encerrado em 31/12/2018. Todas as pautas foram aprovadas por unanimidade pelos cooperados.


O público conheceu também os números do Sistema Brasileiro de Cooperativas de Crédito – Sicoob, do qual o Sicoob Creditril faz parte, e dos principais indicadores de gestão da Cooperativa em um comparativo no período de nove anos.
A evolução do patrimônio líquido do Sicoob Creditril foi de 320% desde 2009, e em 2018 atingiu o patamar superior a 43 milhões de reais. Os depósitos totais cresceram 464%, no mesmo período, e já ultrapassam a marca dos 175 milhões de reais. As sobras brutas também tiveram um crescimento surpreendente, na última década, com um aumento de 220%, sendo em 2018 o valor próximo aos 5 milhões de reais.
A Assembleia aprovou a integralização das sobras à quota-capital dos associados, de acordo com as suas respectivas movimentações financeiras. Charles Drake fez questão de reforçar que essa decisão é assertiva, pois fortalece o patrimônio líquido do Sicoob Creditril, tornando a Cooperativa mais sólida e com mais recursos para atender a demanda financeira dos associados.


Um dos destaques foi a decisão do presidente do Conselho de Administração e da diretoria em manter os honorários sem reajuste. Desde 2015, o presidente e diretores vêm abrindo mão do aumento salarial de que lhes é direito.
Os cooperados também aprovaram a atualização da “Política Institucional de Governança Corporativa” em atenção à Resolução 4.434/15 do Conselho Monetário Nacional.
Já como pauta da Assembleia Geral Extraordinária, constou a reforma do Estatuto Social da Cooperativa (Artigo 1º ao 93), sem alteração do objeto social com vista a adequar e consolidar as alterações realizadas no Estatuto Padrão do Sistema Sicoob e aos normativos vigentes que alteram e consolidam as normas relativas à constituição e funcionamento de cooperativas de crédito.


“Nós estamos muito felizes com a realização de mais uma Assembleia Geral marcada pela participação democrática de todos os cooperados, que são a razão de ser do Sicoob Creditril. Agradecemos pela confiança em nosso trabalho e firmamos o compromisso de continuar cuidando com muita responsabilidade do patrimônio que é de vocês. A nossa Cooperativa cresceu muito até aqui e tem muito mais para crescer, sempre pautada na solidez de nossos negócios com consistência e equilíbrio. Muito obrigado!”, concluiu emocionado o presidente Charles Drake.


Confraternização

A noite foi marcada por muita comemoração. Após os trabalhos da Assembleia, os cooperados participaram de um sorteio de quatro Smart Tvs Samsung 50 de polegadas e duas caixas de som bluetooth JBL.
Em seguida, foi servido um jantar e a festa adentrou a madrugada animada pelo cantor Muryel Martins e banda.